Pesquisar este blog

sábado, 20 de agosto de 2011

Adolescentes em conflito com a lei ajudam instituições



Projeto faz do cultivo de hortas uma oportunidade de reinserção social e de reflexão sobre valores como cooperação e solidariedade

O Núcleo de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) da Coordenação do Sistema Socieducativo (Coorsis) desenvolve desde abril o projeto “Plantando e Preservando Hortas”, que tem como objetivo promover a inserção comunitária de adolescentes que cometeram atos infracionais. A iniciativa é resultado de uma parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e busca promover a responsabilização dos jovens que cumprem medida socioeducativa de prestação de serviço à comunidade, a partir de um viés pedagógico-humanitário.  

Os adolescentes participantes recebem noções de semeadura, adubação, plantio e colheita de legumes e verduras. De acordo com a coordenadora do projeto, Nilmar Lobo, as atividades em grupo resgatam a vivência em sociedade e trabalham valores como cooperação e solidariedade. Além disso, há um ganho em relação à autoestima, o que colabora para a mudança no comportamento dos jovens.

Nilmar destaca o empenho da equipe no desenvolvimento do projeto. “Os colegas João Márcio, Zeneide Barros, Vitor Emílio e Gary Mozart, da Coorsis, ajudaram a idealizar e executar as ações de forma brilhante”, elogia. Ela lembra que o Núcleo pretende formalizar novos parceiros e investir no treinamento de tutores especializados em Agronomia. A coordenadora afirma que a idéia de promover o cuidado com as hortas tem sido útil porque evita a reincidência dos adolescentes no cometimento de atos infracionais. “A troca de experiências permite que os jovens façam uma leitura diferenciada e percebam que são capazes de mudar a sua realidade”, observa.

Segundo Nilmar, o contato com a natureza traz ainda a conscientização sobre temas relacionados à sustentabilidade e à importância do consumo de produtos orgânicos. Atualmente, as hortas são cultivadas na Escola Classe 15 de Ceilândia, no Centro de Ensino Fundamental 04 do Guará I, na Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (ABRACE), na Associação dos Idosos de Taguatinga e na Unidade de Atendimento Semiliberdade de Taguatinga (UAST). Toda a produção é destinada à merenda escolar e às pessoas atendidas pelas instituições parceiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário