Pesquisar este blog

sábado, 20 de agosto de 2011

Conselheiros tutelares recebem capacitação sobre importância do aleitamento materno.


Em virtude das comemorações da Semana Mundial da Amamentação, a Secretaria da Criança do Distrito Federal promoveu nesta quinta-feira (4) a palestra “Benefícios da Amamentação”, com a presidente da Sociedade de Pediatria do Distrito Federal Vera Bezerra. O evento teve como principal público-alvo os conselheiros tutelares, que foram orientados sobre como proceder para divulgar o tema nas comunidades em que atuam.
 
O secretário da criança, Dioclécio Campos Júnior, afirmou que o objetivo da iniciativa foi alertar para a luta em prol do aleitamento materno e também oferecer aos conselheiros a qualificação necessária para acompanhar as famílias que precisem de apoio. “Eles são agentes essenciais para que esse direito seja garantido. A palestra é uma síntese do compromisso da secretaria com a missão dos conselhos tutelares”, ressaltou.
 
Na ocasião, foram discutidas as dificuldades das mães durante o processo de aleitamento. Para a especialista, os problemas apresentados durante essa fase podem ser resolvidos, em grande parte, com informação e ações de incentivo às lactantes. Segundo recomendações do Ministério da Saúde, as crianças devem ser amamentadas até dois anos ou mais e nos primeiros meses o ideal é que recebam apenas o leite materno, sem necessidade de água, chás ou sucos. A proteção contra diarreia, infecções respiratórias e alergias está entre as inúmeras vantagens para a saúde do bebê. Além disso, ainda favorece a relação afetiva entre mãe e filho e ajuda a criança a desenvolver-se bem, fisica e emocionalmente.

Na opinião da conselheira tutelar de Gama II, Carlélia Fernandes, a iniciativa foi importante por abordar assuntos relativos ao dia a dia dos profissionais. “Recebemos dados técnicos, mas que foram passados com uma linguagem acessível. A interação foi muito boa e assim pudemos tirar dúvidas sobre a melhor forma de conversar com as famílias sobre a importância do aleitamento”, afirmou.
 
Cada conselho tutelar recebeu um kit contendo um vídeo informativo, cartazes e folhetos alusivos à campanha. No encerramento da palestra, foi servido um coquetel aos participantes e houve sorteio de um curso de Gestão e Liderança, oferecido pelos parceiros Romancini – Treinamento e Desenvolvimento e pela panificadora La Boulangerie.

Saiba mais:
 
A Semana Mundial de Amamentação foi criada em 1992, pela WABA (World Alliance for Breastfeeding Action / Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) e ocorre em cerca de 150 países, com o propósito de mobilizar todos os segmentos da sociedade para a promoção, proteção e apoio à amamentação. Este ano, a campanha traz como tema “Amamentação em 3D”, com o intuito de estimular a utilização de novas tecnologias de comunicação, como blogs e redes socais, para disseminar informações sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário